Como parte de uma série de visitas às usinas de bioenergia em Goiás, o presidente-executivo do Sifaeg/Sifaçúcar e presidente em exercício da Fieg, André Rocha, visitou dia 16 de outubro duas importantes unidades localizadas no sul do estado, Bom Sucesso (Goiatuba) e Panorama (Itumbiara).
O tour iniciou na Usina Bom Sucesso, onde André Rocha foi recebido pelo diretor-presidente, por Marcus Tittoto, e pelo diretor administrativo, e Tomaz Tittoto. A usina, que tem uma produção diversificada de etanol, açúcar e bioeletricidade, emprega atualmente 960 pessoas e prevê moer 3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar nesta safra, sendo metade proveniente de produção própria e o restante de parceiros.
Na sequência, Rocha visitou a Usina Panorama, que integra o Grupo Vale do Verdão, um dos maiores do Brasil. Além da unidade de Itumbiara, o grupo possui outras três usinas em Goiás: Usina Floresta, em Santo Antônio da Barra; Vale do Verdão, em Turvelândia; e Cambuí, em Santa Helena. O Grupo Vale do Verdão, que atua no setor bioenergético desde os anos 80, emprega atualmente 4.100 pessoas em Goiás, das quais 1.100 estão na Usina Panorama. A visita foi recepcionada pelo diretor jurídico corporativo, Gilson Soares, além do gerente industrial, Paulo Dario, o diretor administrativo, Edson Rizzardo e o gerente agrícola, Paulo Approbato.
Segundo André Rocha, o setor bioenergético é fundamental para o desenvolvimento sustentável de Goiás e do Brasil. “Além de gerar empregos e contribuir para o crescimento econômico, ele desempenha um papel vital na transição energética global. As usinas que visitamos hoje são exemplos de inovação e eficiência, mostrando que é possível aliar competitividade com responsabilidade ambiental”, afirmou.