Açúcar orgânico brasileiro em pauta em Washington – Presidente do Sifaeg/Sifaçúcar e da Fieg, André Rocha, busca soluções para reduzir impactos das tarifas sobre o setor

Compartilhe nas mídias

O presidente executivo do Sifaeg/Sifaçúcar e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, cumpre agenda em Washington, D.C., como integrante da missão empresarial liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A comitiva reúne mais de 80 empresários brasileiros e 50 representantes de entidades e empresas norte-americanas, em uma série de reuniões com autoridades, parlamentares e lideranças do setor privado dos Estados Unidos.

 

Entre os principais temas em debate está a manutenção da competitividade do açúcar orgânico brasileiro, produto de alto valor agregado e cuja produção é liderada por Goiás. Atualmente, o estado concentra três das quatro usinas do país especializadas nesse segmento, exportando para os Estados Unidos entre 70% e 90% da produção. O mercado norte-americano é o maior consumidor mundial desse tipo de açúcar.

 

No entanto, as tarifas adicionais impostas recentemente pelo governo dos EUA encarecem o produto brasileiro, reduzindo sua margem de competitividade frente a países que contam com acordos comerciais mais favoráveis. “O açúcar orgânico tem custos de produção elevados, envolvendo certificações e manejo diferenciado. Qualquer aumento tarifário compromete a rentabilidade e ameaça o espaço do Brasil nesse mercado”, explicou Rocha.

 

A delegação também acompanha negociações ligadas à investigação da Seção 301, que envolve temas como propriedade intelectual, comércio eletrônico, desmatamento, corrupção e etanol. Além do setor sucroenergético, participam empresas de mineração – especialmente do segmento de vermiculita, outro produto goiano fortemente dependente do mercado norte-americano – e do setor de carnes.

 

Segundo Rocha, o impacto da sobretaxa pode afetar empregos e investimentos no Brasil. “Estamos em tratativas no Capitólio, com a Câmara de Comércio Americana e com o escritório Ballard Partners, buscando reduzir tarifas ou ampliar a lista de produtos isentos. O grande prejudicado é o consumidor norte-americano, que passa a pagar mais caro por itens que não são produzidos localmente”, destacou.

 

A missão empresarial segue até quinta-feira (4), quando devem ser concluídas as primeiras rodadas de negociação.

foto 1 presidente executivo do sifaegsifaçúcar e presidente da federação das indústrias do estado de goiás (fieg), andré rocha foto 2 andré rocha,presidente executivo do sifaegsifaçúcar e presidente da federação das indústrias do estado de goiás (fieg);

Notícias relacionadas

Upload Files Drag and drop your files here or click the button to upload your files from your computer

multi file upload Drag and drop your files Max Upload: 20 MB
close image preview
image preview
A tarefa já existe para este elemento.
Escreva sua mensagem no tópico existente.
Aqui, nós abrimos para você.
Pushed to Media Folder.
The file was added to the website's media folder, you can now use it from the there.
poweredby
hide sidebar icon
sidebar left
sidebar menu
sidebar menuThis Page
sidebar menuAll Pages
sidebar menuShow Complete Tasks
sidebar menuShow Internal Tasks
sidebar menuSort by Date
sidebar menuSort by Priority
sidebar menuSort by Status
Tasks
Pages
no task in sidebar
Add your comments
Click any part of the page to start collaborating
              Loading...
              ×
              ×
              Approve Page

              When the page is ready, click the green button to signal to the webmaster that <b>this page is approved.

              there was some error. Please try again.
              ×
              Page Approved
              Desktop Tablet Mobile
              Back to Standard View
              You Ran Out of Website Slots

              That's great!
              It means you're growing & onboarding more clients!<br>Don't let it stop you

              There was some error. Please try again.