A unidade, que leva o nome de Água Emendada, foi inaugurada há 14 anos com investimentos de 1 bilhão de reais e emprega cerca de 700 colaboradores diretos e mais de 2.000 de forma indireta.
A capacidade instalada da unidade é de processamento de 3,4milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, com produção de 328 milhões de litros de etanol, volume suficiente para movimentar aproximadamente 7,2 milhões de carros compactos. São cogerados 370 GWh de energia elétrica limpa a partir de biomassa da cana, quantidade suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 1,8 milhão de pessoas.
A empresa tem indústrias também em Mineiros e Caçu e ainda em São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ao todo são 8 usinas, empregando diretamente mais de 10 mil pessoas. A capacidade total da Atvos é para uma moagem de 38 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produzindo de 650 mil toneladas de açúcar VHP e 2,9 bilhões de litros de etanol e ainda gerando 3,9 mil GWh de energia elétrica a partir da biomassa.