Dando sequência à série de visitas de caráter institucional às usinas de bioenergia em Goiás, o presidente-executivo do Sifaeg/Sifaçúcar e presidente da Fieg, André Rocha, esteve nesta quinta-feira, 6 de novembro, na Energética Serranópolis, no Sudoeste goiano. Ele foi recebido por Francisco Dourado, diretor da empresa, por Marco Antonio , superintendente do Grupo Ipojuca e pelo pai deles e um dos fundadores do Grupo Ipojuca, Sr. Francisco Luiz Dubeux Dourado.
Instalada no município de Serranópolis, a empresa atua no setor sucroenergético, produzindo açúcar, etanol e energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. Na safra 2024/25, a usina processou cerca de 1,6 milhão de toneladas de cana, consolidando-se como uma das unidades mais produtivas da região.
Com grande importância para o desenvolvimento local, a Energética Serranópolis é responsável por mais de 1.500 empregos diretos, além de movimentar toda a cadeia produtiva com centenas de postos indiretos em áreas como transporte, fornecimento de insumos, manutenção e serviços. Num município com cerca de 8 mil habitantes, a usina se mantém como a maior empregadora da cidade e um dos principais motores da economia regional.
A unidade também se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade e a inovação agrícola, adotando práticas modernas como a adubação biológica, que aumenta o rendimento das lavouras e reduz custos e impactos ambientais.
A visita reforça a relevância do setor de bioenergia no fortalecimento da economia goiana e o papel estratégico da Energética Serranópolis como exemplo de produtividade, geração de emprego e desenvolvimento sustentável no campo. A empresa está investindo em uma fábrica que produzirá etanol de milho a partir do segundo semestre do ano que vem.
