Condições climáticas reduzem produção de cana-de-açúcar na safra 2025/26, aponta Conab

site 2
Compartilhe nas mídias

O clima adverso, marcado por seca, calor intenso e chuvas irregulares, afetou o desenvolvimento das lavouras de cana-de-açúcar e deve resultar em uma queda de 1,6% na produção nacional na safra 2025/26, conforme dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (4). A estimativa é de 666,4 milhões de toneladas colhidas, mesmo com o aumento de 2,4% na área plantada, que chega a 8,97 milhões de hectares.

Produtividade em queda
A produtividade média nacional está projetada em 74.259 quilos por hectare, uma redução de 3,8% em relação à safra anterior. Segundo a Conab, as condições climáticas menos favoráveis em 2024 e neste início de 2025 — com restrição hídrica, calor excessivo e irregularidade nas chuvas — comprometeram o desenvolvimento das lavouras, especialmente no Centro-Sul, principal região produtora.

Sudeste concentra maiores perdas
A região Sudeste, responsável pela maior parte da produção nacional, deve colher 420,2 milhões de toneladas, retração de 4,4% em relação à safra passada. O estado de São Paulo, maior produtor do país, concentra o maior impacto, com 18,2 milhões de toneladas a menos. A seca prolongada, as altas temperaturas e os incêndios registrados em algumas áreas paulistas prejudicaram a rebrota e o crescimento dos canaviais.

No Norte, o cenário também é de leve retração. Mesmo com aumento de área, a produção deve somar 4 milhões de toneladas, limitada pelas condições climáticas desfavoráveis.

Centro-Oeste mantém avanço com expansão de área
A região Centro-Oeste foi menos impactada pelas adversidades climáticas. Com aumento de 6% na área colhida, que passou de 1,85 milhão para 1,96 milhão de hectares, a produção deve atingir 151 milhões de toneladas, alta de 3,9%. A produtividade média, porém, cai 1,9%, ficando em 77.024 quilos por hectare.

No Nordeste, a expectativa é de estabilidade, com leve aumento de 1,3% na produção, totalizando 55,1 milhões de toneladas. A produtividade média deve permanecer próxima de 60.630 quilos por hectare, com discreto crescimento de área plantada.

O Sul é a única região com ganhos expressivos de produtividade e área, impulsionado por chuvas mais regulares. A produção estimada é de 36,2 milhões de toneladas, avanço de 7,7% em relação à safra anterior.

Subprodutos: açúcar em alta, etanol em queda
Mesmo com a menor disponibilidade de cana, a produção de açúcar deve alcançar 45 milhões de toneladas, crescimento de 2% sobre o ciclo anterior. Se confirmado, será o segundo maior volume da série histórica, atrás apenas de 2023/24, quando foram produzidas 45,68 milhões de toneladas.

Já a produção total de etanol — somando as origens de cana e de milho — deve cair 2,8%, atingindo 36,2 bilhões de litros. O recuo é puxado pela redução de 9,5% na produção a partir da cana, estimada em 26,55 bilhões de litros. Em contrapartida, o etanol de milho segue em expansão e deve crescer 22,6%, chegando a 9,61 bilhões de litros.

Do total de etanol produzido, 13,58 bilhões de litros serão de anidro, usado na mistura com a gasolina, e 22,16 bilhões de litros de hidratado, destinado ao consumo direto.

Panorama
A Conab reforça que a combinação de clima irregular e temperaturas elevadas foi o principal fator que impactou a produtividade nas principais regiões produtoras. Mesmo com as oscilações regionais, o setor mantém otimismo moderado, apoiado na expansão da área plantada, nos avanços tecnológicos e na diversificação da produção com o etanol de milho, que tem garantido maior estabilidade ao setor sucroenergético brasileiro.

 

Notícias relacionadas

Upload Files Drag and drop your files here or click the button to upload your files from your computer

multi file upload Drag and drop your files Max Upload: 20 MB
close image preview
image preview
A tarefa já existe para este elemento.
Escreva sua mensagem no tópico existente.
Aqui, nós abrimos para você.
Pushed to Media Folder.
The file was added to the website's media folder, you can now use it from the there.
poweredby
hide sidebar icon
sidebar left
sidebar menu
sidebar menuThis Page
sidebar menuAll Pages
sidebar menuShow Complete Tasks
sidebar menuShow Internal Tasks
sidebar menuSort by Date
sidebar menuSort by Priority
sidebar menuSort by Status
Tasks
Pages
no task in sidebar
Add your comments
Click any part of the page to start collaborating
              Loading...
              ×
              ×
              Approve Page

              When the page is ready, click the green button to signal to the webmaster that <b>this page is approved.

              there was some error. Please try again.
              ×
              Page Approved
              Desktop Tablet Mobile
              Back to Standard View
              You Ran Out of Website Slots

              That's great!
              It means you're growing & onboarding more clients!<br>Don't let it stop you

              There was some error. Please try again.