Dando continuidade à agenda de visitas às unidades associadas, o presidente-executivo do Sifaeg/Sifaçúcar, André Rocha, esteve na última terça-feira na Usina Caçu, localizada em Vicentinópolis, na região Sul de Goiás. A Usina, que emprega 1,4 mil profissionais, produz etanol de cana-de-açúcar e também de milho, sendo a primeira unidade flex certificada no RenovaBio. Além de etanol, a unidade produz leveduras, açúcar e bioeletricidade.
Na ocasião, André Rocha foi recebido pelo diretor da usina, Alexandre Soncini. Durante a conversa, foram discutidos temas como o mercado internacional de açúcar, o andamento da safra canavieira, a realidade da produção de etanol de milho em Goiás e a avaliação de cenários para novos investimentos no setor de bioenergia no Brasil. Vale ressaltar que, o parque industrial da usina está em fase de expansão, para que a capacidade de moagem de cana seja aumentada dos atuais 2,6 milhões para 4 milhões de toneladas.
A Usina Caçu será a partir do ano que vem uma indústria Full, produzindo ao mesmo tempo etanol de milho e de cana. Hoje essa produção é flex, com épocas distintas de produção de cada biocombustível. Outra novidade é que em 2026 ela produzirá também biometano. No setor de armazenagem, a usina passará em breve das atuais 22 mil toneladas de milho para 80 mil toneladas. Outro dado relevante é o investimento de mais de 100 milhões de reais na construção de estradas da região, num total de 68 quilômetros , inclusive com uma ponte de 180 metros. No mesmo dia, André esteve na Goiás Bioenergia, no Município de Porteirão, no sul do estado. A Usina está em fase de reestruturação administrativa e financeira visando a retomada das atividades de processamento de cana no ano que vem. Em conversa com Leandro Guardiano, diretor da usina, André recebeu informações detalhadas sobre essa fase da empresa.